sábado, 6 de dezembro de 2014

Mais ideias para alegar o Natal!

Preparando o Natal, com informações e muitas ideias... 

Curiosidade sobre o Natal, informações que todos deveríamos saber, mas na correria das festas nem sempre temos tempo para buscá-las. Desta forma, podemos viver o real sentido desta data tão importante, que mobiliza o mundo inteiro.  


Presépio de Natal 



O presépio é sem dúvida uma das mais antigas formas de representação do Natal. Presépio significa “um lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo”, e também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo.

A tradição do presépio, na sua forma atual, tem as suas origens no século XVI.  As primeiras imagens do que hoje conhecemos como presépio de natal foram criadas em mosaicos no interior de igrejas e templos no século VI e, no século seguinte, a primeira réplica da gruta no Ocidente foi construída em Roma.

A tradição tem seu início no ano de 1223, onde em lugar da tradicional celebração do natal na igreja, São Francisco, monta o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo, revivendo esta ocasião. Festejou a véspera do Natal com os seus irmãos e cidadãos de Assis na floresta de Greccio. Começou então a divulgar a ideia de criar figuras em barro (argila) que representassem o ambiente do nascimento de Jesus.

A partir daí a tradição do presépio natalino se difundiu pelo mundo criando uma ligação com a festa do Natal. Já no século XVIII, a recriação da cena do nascimento de Jesus estava completamente inserida nas tradições de Nápoles e da Península Ibérica.

Neste mesmo século, vindo de Nápoles, o hábito de manter o presépio nas salas dos lares com figuras de barro ou madeira difundiu-se por toda a Europa e de lá chegou ao Brasil. Atualmente, nas igrejas e nos lares cristãos de todo o mundo são montados presépios recordando o nascimento do Menino Jesus, com imagens, de todos os tipos, modelos, com as matérias primas disponíveis, sem deixar de lado a criatividade.


Muitas ideias Criativas...

Pequenas Árvores de Natal, a partir de cascas de ovos, rolhas e muita criatividade!!


 Papelão, pirulitos compondo um doce Natal


Simplicidade de Cones de papel...

Criativa árvore de Natal com caixas de ovos... 


Bolas de natal formando um lindo arranjo...


Fitas entrelaçadas de uma forma inovadora...


Cadeiras decoradas... 


Livros e revistas dando uma mãozinha na decoração...


Velas, adesivo dupla-face, Glitter e muita criatividade formando belíssima decoração...


Mais ideias reutilizando revistas livros, revistas, ou folhas de cadernos antigos 





Pessoal, é importante frisar que estas ideias não são minhas. São ideias inteligentes, interessantes, sustentáveis, que encontro e seleciono em meu giro virtual, para dividir e compartilhar com vocês. 

Muitas vezes encontro somente a ilustração, grande parte sem passo a passo e sem o autor também, por isso não tenho como postá-los para vocês, mas se tiverem alguma dúvida, mandem um e-mail, farei o possível para ajudá-los a montar o seu.
Bjinhos.




Reflexão:

“Ninguém é tão pequeno que não tenha algo a ensinar, e nem tão grande que não tenha algo a aprender.”

(Blaise Pascal)

Tatiana Pereira Américo 

Créditos das ImagensVia Pinterest, InspireJuventude SustentávelGoogle Images.

Nenhum comentário:

Postar um comentário