quarta-feira, 16 de abril de 2014

Como limpar banheiro e box


Limpando o banheiro...


O banheiro é um ambiente úmido e que requer desinfecção para evitar a proliferação de fungos – mofo/bolor e de bactérias. Por este motivo é importante priorizar sua limpeza diária, principalmente em casas que possuem apenas 01 banheiro, para vários moradores, lavando todas as partes (louça sanitária, cuba, piso e box).



Itens para limpeza diária:

  1.     Detergente liquido – não use sabão em pó, além de ser mais caro requer muita água para retirar todo o produto, pode deixar o piso escorregadio e provocar acidente;
  2.    Esponja de limpeza – nunca use esponja de aço (Bombril) pois os fiapos enferrujam as louças e o piso. A esponja que lava o banheiro deve ser exclusiva para este fim;
  3.    Cloro ou água sanitária – em um borrifador coloque metade de cloro e complete com água;
  4.     Desinfetante – borrife dentro da louça sanitária, não jogue na água pois não vai desinfetar e na primeira descarga o produto e seu dinheiro vão embora.

Modo de lavar:

  •     Lave paredes e piso: borrife cloro nas paredes próximas ao chuveiro e deixe de molho por 15 minutos. Depois esfregue as paredes e o piso com detergente e esponja. Enxágüe.

  •      Limpe o espelho com pano molhado e depois com pano seco – NUNCA JOGUE ÁGUA.

  •     Lave a cuba e os metais (torneiras) e limpe a bancada – NUNCA JOGUE ÁGUA NA BANCADA, pode escorrer e estragar os armários.

  •     Varra o chão para retirar pelos e cabelos – LAVE com detergente líquido.

  •     Lave louça sanitária – borrife cloro no interior, deixe agir por 5 minutos, esfregue com escova, dê descarga. Jogue um pouco de detergente e esfregue novamente;

  •    Borrife desinfetante: Veja teste do Inmetro com marcas que passaram no TESTE DE EFICIENCIA.


Importante:

  •      Retire o lixo e lave a lixeira;

  •      Trocar toalha de rosto e piso/tapete;

  •      Secar louças, metais, box e paredes;

  •      O piso do Box deve ser lavado com esponja e detergente, esfregar só com a vassoura não limpa e não retira mancha amarronzada que fica no piso proveniente da gordura de nosso corpo e dos produtos de higiene pessoal;

  •      Pano de chão do banheiro deve ser utilizado apenas para limpeza do mesmo – separe dos outros panos de limpeza do piso da casa e cozinha.
DICA:
METAIS SEMPRE NOVOS: e sem manchas, mantenha-os sempre secos. Uma vez por semana passe lustra móveis e depois com pano seco dê brilho.



Limpando o box com capricho...


O banheiro é um dos principais ambientes, que precisa estar sempre limpo e impecável. Limpá-lo pode não ser fácil, mas nada como alguns truques para otimizar seu tempo e facilitar a tarefa. Para que ele fique completamente limpo, é preciso dar uma atenção especial ao boxe. O vidro e o acrílico são os materiais mais usados para as portas dos boxes e necessitam de cuidados diferentes na limpeza.
O ideal seria secar o boxe imediatamente após o banho, já que o contato com shampoos, cremes, sabonetes e outros produtos utilizados, além da oleosidade natural do corpo humano, acabam causando manchas.  No entanto, como isso é praticamente impossível, o melhor é apostar em algumas dicas que tornam a limpeza do boxe mais eficaz.

Boxe de vidro

- Não utilizar produtos ácidos, com cloro ou água sanitária. Tente remover as manchas com a dobradinha água e sabão, mas caso não seja suficiente, aposte em água quente com vinagre branco. Use uma esponja macia para esfregar a mistura e, em seguida, seque o vidro com um pano limpo e macio.

- Misture detergente com álcool. Para usá-la, primeiro é preciso jogar água quente no local das manchas e depois, com uma esponja, aplicar a mistura. Terminada esta parte enxague com água fria e deixe secar naturalmente.

- No caso das manchas que se formam na parte de baixo do vidro e tem um aspecto engordurado, é preciso usar primeiro sabão ou detergente e um produto que elimine a sujeira acumulada, que pode ser álcool ou limpa-vidros.

- Outra opção para eliminar as manchas, uma vez por semana prepare uma mistura com os ingredientes abaixo e aplique no box.

•      01 colher de sabão em pó;
•      02 colheres de álcool;
•      01 copo de vinagre
•      02 colheres de Bicarbonato

Misture todos os ingredientes acima em 1 copo de água levemente morna. Passe no Box, deixe agir por 5 minutos, esfregue com esponja do lado verde e enxágue bem. Seque o box.
Faça este procedimento 1 vez por semana até eliminar as manchas. Para manutenção, faça 1 vez por mês.
A DICA: Após secar o box, passe uma flanela com um pouquinho de lustra móveis na parte de dentro do box. O lustra móveis deixa o vidro bem lisinho, o sabão e a gordura do corpo vão bater e escorregar ao invés de grudar no box.
Atenção:
Não se assuste com a efervescência causada pela reação química entre bicarbonato e o vinagre de álcool. 


Boxe de acrílico

- Usar um pano limpo embebido em água e sabão ou detergente neutro e depois enxaguar. Manchas de sabonete e gordura podem ser removidas com a mistura de uma xícara de amaciante em água morna.

- Jamais utilize esponjas abrasivas, palha de aço, nem com solventes minerais, tais como álcool, querosene, thinner para não danificar o material.



...

Reflexão:

"Quando a gente gosta, é claro que a gente cuida..."
(Caetano Veloso)

Tatiana Pereira Américo 


Imagens e CréditosFika a Dika - Por um Mundo Melhor Soluções Lucy MizaelGoogle Images.

Nenhum comentário:

Postar um comentário