quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Organizando Quartos (cama)

Organizando Quarto, cama, roupas de cama e banho...

Podemos dizer que o quarto é um ambiente sagrado em nossos lares. Um lugar especial, onde  nos refugiamos para descansar, reabastecer as energias, principalmente repousar, depois de dias desgastantes, cansativos e estressantes...
São vários os fatores que perturbam e impedem o descanso apropriado, o qual precisamos diariamente. Por este motivo, vale muito a pena investir em sua decoração e organização. Mesmo com poucos recursos financeiros, é possível ter um quarto acolhedor, aconchegante, organizado, sem excesso de informações e poluição visual, para descansar os olhos e a mente repousar.

Arrumando a Cama...

Arrumar a cama faz bem à saúde! Uma cama bem arrumada renova as energias do ambiente,  amanhecer fica bem mais esplendoroso, e com certeza bonito.



Um dos segredo para manter o quarto sempre organizado, é arrumar a cama imediatamente após se levantar, todos os dias. Isso toma pouco mais do que um minuto, tornando o local convidativo para desenvolver as atividades diárias e, principalmente, para a próxima noite de sono. 
  

Além disso, esse hábito atribui ao cômodo uma maior sensação de frescor, limpeza e organização. Organizar é uma atitude de capricho e amor próprio.
Não se esqueça esse ambiente deve transmitir tranquilidade, conforto para proporcionar uma boa noite de sono, e para deixar sua cama parecida com a de um hotel cinco estrelas não é preciso gastar muito dinheiro, nem tempo.



Para facilitar preste atenção na organização das peças, compras planejadas e alguns cuidados que não levam mais do que cinco minutos. 

-Organização das peças: Procure mantê-las sempre bem dobradas Como dobrar lençol, e organizadas com praticidade, limpeza e capricho;

-Invista no visual: Capas de edredom, mantas, almofadas, itens mais fáceis de serem trocados. Sempre em padrões ou tons que possam ser coordenados com a maioria das peças que possui. Uma dica interessante é comprar fronhas avulsas que podem mudar a cara da cama;

-Conservação: Para prolongar a vida dos lençóis, faça rodízio entre as peças, não use-as com tanta freqüência. A recomendação é sempre usar de sabão neutro e nunca adicionar produtos com ação alvejante durante a lavagem;

-Capricho nos acabamentos: Para tirar o aspecto de amarrotado dos lençóis borrife uma mistura de 30% álcool e o resto de água ou águas para perfumar sobre eles para, em seguida, alise o tecido espere secar e termine de arrumar a cama.





Vamos arrumar?!

- Em cama box coloque a saia-box. Retirar o colchão, acomode a saia sobre osomier e recoloque o colchão deixando a saia bem esticada. Desta forma cobriremos o somier e os pés da cama à mostra.

- Coloque o protetor de colchão, encaixando o elástico em cada uma das pontas. Ele aumenta a vida útil do colchão e sensação de maciez.





- Sobre o protetor coloque o jogo de lençóis. O lençol inferior com elástico é sempre mais prático e deixa a cama lisinha. O sobre lençol deve ter dobra feita para um acabamento maravilhoso. Puxe a parte da dobra até a cabeceira da cama.
- O edredom deve ser colocado de modo que a queda  nas laterais e na parte da frente tenham o mesmo tamanho. A sobra de edredom da cabeceira deve ser virada junto com a dobra do lençol que já estava pronta.


- A colcha e/ou manta nos permite dar um toque de sofisticação e personalidade. Ela deve ser dobrada e colocada aos pés da cama, ou logo abaixo do vira do edredom. Neste momento você tem toda liberdade de criar e inovar.


- Conseguimos aquele aspecto de cama aconchegante, acolhedora e muito fofa com uma composição de seis travesseiros.

-A coordenação das peças depende da sua criatividade e bom gosto. Fique de olho nas tendências de cores e estampas da estação!



Como organizar roupa de cama

Alguns cuidados na hora de guardar a roupa de cama e de banho garantem esses pequenos mimos diários.

Veja como organizar bem sua roupa de cama, independentemente do tamanho do seu armário.



Do jeito prático: Guarde seus conjuntos de lençóis em "pacotinhos", colocando duas fronhas dobradas sobre o lençol de baixo e envolvendo tudo com o lençol de cima cuidadosamente dobrado; assim, o jogo fica compacto e unido, facilitando o manuseio.



Do jeito charmoso: Agrupe os jogos de lençóis com um laço de fita de organza. Assim você não mistura as peças nem bagunça o armário para procurar fronhas desaparecidas.



Do jeito protegido: Guardar a roupa de cama e também a de banho é colocar cada conjunto em sacos de algodão que favorece a ventilação. Além de deixar tudo organizado, você protege os tecidos da poeira, principalmente em closets ou roupeiros abertos.




Obs: Fuja das capas de plástico e Fuja TNT (Tecido Não Tecido normalmente é produzida a partir do reaproveitamento de resíduos de papel, plástico e tecido portanto já vem contaminado, por essa razão esse tipo de material é utilizado apenas para produtos descartáveis) abafa o calor, impedindo que as peças respirem e tornando propício o aparecimento bacterias e fungos, que podem causar alergias respiratórias.





Reflexão:

"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."
(Ayrton Senna)

Tatiana Pereira Américo 

Imagens e CréditosFika a Dika - Por um Mundo Melhororganizeassim.blog.uol.com.brcasacm.blogspot.com.brPotteryBarn, Google Images.

Nenhum comentário:

Postar um comentário