terça-feira, 19 de novembro de 2013

Organizando a casa - Setor Serviço - Cozinha e Despensa

Organizando Cozinha, despensa...

Despensa

 Dicas para uma despensa organizada 

A despensa não precisa ser um supermercado portátil com todos os itens que existem lá, mas é interessante que armazene os itens usados com mais frequência em sua casa.
Quem administra o lar sabe, que existe um padrão alimentar e geralmente as receitas se repetem a cada semana. Dessa forma fica fácil organizar uma lista de compras e armazenar em sua despensa aquilo que será utilizado em um período mais longo.


Faça uma lista e deixe-a na cozinha. Anote a data em que cada produto acaba.

Desta forma, você terá grande probabilidade de sucesso em sua lista de compras mensal, evitando ficar sem determinado produto, antes de acabar mês.


Uma dica prática e interessante é, se possível, colocar etiquetas nas prateleiras (na ordem da lista de compras). Se a despensa estiver organizada, é só olhar para a lista e para a prateleira e saber o que deve comprar.
A higiene deve ser muito rigorosa, pois são produtos que sua família irá consumir.
No dia anterior ou no dia da compra do mês, desocupe uma prateleira de cada vez, limpe-as com uma solução de 1 litro de água + 3 colheres de vinagre branco. Aproveite para limpar também as embalagens uma por uma.
Guarde os produtos de volta organizando os itens novos atrás dos que já estavam na despensa e tinham sobrado do mês anterior. Assim, você estará sempre usando os produtos que estão em sua casa há mais tempo.


Caso tenha esquecido um produto na prateleira por mais tempo? Verifique se não tem carunchos. Os carunchos são tipos de besouros que atacam os produtos armazenados como feijão, arroz, trigo, milho, farinhas e farelos, chás e outros produtos desidratados. Caso perceba alteração é melhor se desfazer deste produto, pois ele pode contaminar o restante.
Essa é a hora para verificar o que está faltando, para providenciar que tudo seja comprado.

Não forre as prateleiras com toalhas ou plásticos, pois impedirão a boa circulação de ar.



O local deve ser bem arejado e de fácil acesso para guardar os produtos fechados, sem amontoá-los, facilitando a visualização.

Se não houver um local predestinado à despensa, arrume algumas prateleiras na cozinha, de preferência perto da pia ou do fogão, jamais abaixo da pia (umidade) ou abaixo do fogão (calor constante).
Os produtos devem ser dispostos em fileiras, assim o que tem na frente tem atrás. Reposicione os produtos a cada nova compra pela data de validade, deixando à frente os com vencimento mais próximo.



Tente separar por grupo, como exemplo abaixo:



Líquidos - Refrigerante, cerveja, suco, leite, café, chá... (aqui você pode agrupar os itens afins café com o coador de papel) 

Salgados - Grãos: feijão, arroz, lentilha, grão-de-bico..

Farinhas- macarrão, farinha de trigo, rosca, mandioca, amido de milho...

Condimentos - catchup, mostarda, azeite, molho de soja, maionese...

Temperos - orégano, pimenta-do-reino, sal, curry...

Enlatados ou Embalados - azeitona, molho de tomate, milho/ervilha em conserva, biscoito salgados, torradas....

Doces - Enlatados ou Embalados: leite condensado, creme de leite, doce de leite, achocolatados, biscoito doces, balas...

Vidros - geléia, melm melço, pêssego, leite de coco...

Delícias e granulados - coco ralado, raspa orange, chocolate granulado, amêndoa, nozes, castanha...






Armário, cristaleira, Prateleira...

Não se desespere com visitas inesperadas

Você é daquelas pessoas que não sabe onde é que estão aquelas louças bonitas para receber as visitas que chegaram de surpresa?

Veja esta dica:

Xícaras e pires de café e chá, devem estar sempre alinhados na parte do armário onde também podemos colocar travessas e pratos para servir sobremesa.
Se você os usa pouco, esses itens não devem estar no caminho, para não atrapalhar a rotina. Mas precisam estar em um lugar de acesso fácil e que permaneçam limpos, sem acumular poeira. 


Quanto aos pratos de sobremesa, não tenha dúvida: junte bowls, cumbuquinhas, travessas para colocar salada de fruta e os pratos enormes para bolo. Com essa ordem, fica fácil servir um doce ou petisco, afinal, as peças são utilizadas juntas e você não precisará caçar cada uma em um armário. Se couber na mesma prateleira das xícaras, melhor.
Para quem tem aqueles armários com porta de vidro, por exemplo, a dica é montar a xícara e o pires como na foto. Dá um visual organizado e, além disso, é pratico para retirar e montar uma bandeja.


Organizando as Taças...

O cristal, esse material fininho, brilhante e leve, é delicado, como sabemos. As taças feitas com ele, portanto, necessitam ser guardadas com uma distância entre elas, para evitar que quebrem. 

E até existem suportes específicos que prendem a base, para evitar que as taças caiam e um desastre aconteça.

As taças de titânio, introduzidas no mercado recentemente, são mais resistentes ao choque, mas também necessitam de cuidados.

Elas devem ser guardadas em superfícies anti-derrapantes ou em prateleiras com forração. Na foto abaixo, as prateleiras estão forradas com tecido, o suede. 

Coloque as taças sempre na vertical em uma prateleira. Se o uso não é frequente, d
eixe a boca virada para baixo, evitando empoeirar o interior, mas também pode ser com a boca para cima, pois fica muito mais bonito.



Organize-as em fileiras, que começam e terminam com o mesmo tipo de taça. Assim fica mais fácil pegar na hora de usar. A dica é colocar o que é mais usado nas prateleiras inferiores ou perto da abertura da prateleira e, o restante, junto à dobradiça. Isso economiza tempo e dá um charme. 

Você pode organizar por conjunto. Coloque do maior para o menor, pois essa, geralmente, é a disposição que você arruma sobre a mesa.

Para encontrar os utensílios utilizados na mesma ocasião que usa as taças, nada mais fácil que colocá-los no mesmo armário. Decanter, abridor de vinho, porta-copos, corta-gotas, jarras, balde de gelo... Deixe tudo por perto.

Abaixo, sugestão para organizar pratos e copos simples do uso em nosso dia-a-dia, otimizando espaços.



Na cozinha...

Aproveite os espaços ao máximo, para isso use sua criatividade...


Normalmente, em lugares e espaços problemáticos, surgem soluções geniais...


E falta de espaço não é desculpa, ao contrário, favorece projetos muito mais especiais, interessantes e inteligentes.


 Ímãs são soluções práticas e eficientes evitando furos em paredes e otimizando espaços, além de decorar a cozinha, é claro!
Eles são vendidos em pedaços e mantas que facilmente podem ser cortados, use e abuse da criatividade!


Tampas também merecem um lugar especial, use a criatividade e explore espaços que parecem inúteis.


Prateleiras são sempre grandes aliadas...


Vejam abaixo, que ideia fabulosa para quem tem pouco espaço, o que a cada dia está ficando mais comum...


Você também poderá gostar:




"As melhores e as mais lindas coisas do mundo não se podem ver nem tocar. Elas devem ser sentidas com o coração."(Charles Chaplin)



Tatiana Pereira Américo 



2 comentários:

  1. Tati..
    Seu blog está um show!
    Adorei as dicas..
    Já favoritei e vou divulgar.
    Parabéns pela iniciativa!!
    Maurício

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Maurício, espero que seja muito útil também! E se tiver alguma dica ou sugestão pode mandar que receberei com muito carinho!

    ResponderExcluir