sábado, 26 de outubro de 2013

Organizando o Setor Íntimo - Acessórios

Organizando Joias, bijuterias, maquiagem, lenços, cintos, óculos...


Sabemos que, principalmente, nós mulheres temos muitos acessórios para serem organizados. Sabemos também que esta não é uma tarefa fácil de ser executada, muito pelo contrário é difícil, desgastante e muitas vezes não temos muito sucesso no final.
Os acessórios, além de ser inúmeros, precisam sempre estar à mão, para que possamos usá-los  adequadamente sem esquecer de um ou outro. 
Na maioria das vezes não temos muito tempo para procurar com tranquilidade e combiná-los, normalmente estamos em meio a correria do dia-a-dia, por este motivo precisamos que eles estejam em um lugar prático de fácil acesso, para que sejam encontrados e guardados facilmente.
Para você que se encontra neste dilema, separei algumas dicas com toda certeza ajudarão bastante.



Joias e bijuterias(com Jacqueline Rocha Dos Santos)




As bandejas de jóias podem ser ótimas organizadoras, mas não é indicado que elas fiquem misturadas, pois além de ser difícil a escolha, elas correm grande risco de estragar.
A dica é arrumar as peças separadas em várias bandejas, agrupando-as por tipo e/ou cor (coloridas, com pedras, douradas, prateadas...).



As bandejas podem ser dispostas dentro de gavetas para facilitar. Com nichos diversos para relógios, anéis, pulseiras, colares, etc. 
Caso não tenha gavetas disponíveis para guardá-las, o vão que fica entre as roupas penduradas e a prateleira também é um espaço que pode ser aproveitado para alinhá-las.



Na falta de bandejas, use forminhas de bolo, uma forminha de gelo, caixinhas pequenas ou tampas viradas ao contrário... A dica é garimpe o que tiver em sua casa e use a criatividade.


No caso das correntes, não tenha dúvida: pendure todas! Caso contrário, os nós causados vão deixar você estressada na hora de se arrumar. Use um ganchinho, daquele que parece um ponto de interrogação, ou cabides de cinto para isso. Um porta-gravata, do maridão, também serve.



Se você tem espaço para reservar uma parede só para essa finalidade, use puxadores de gavetas de porcelana ou aço inox presos a ela. Fica charmoso e fácil de procurar. Não se esqueça: o que os olhos não vêem, o corpo não usa.






Mix de pulseiras está em alta!
É horrível caçar pulseiras no meio da bagunça, bem na hora de sair de casa e, normalmente, quando você já está atrasada para aquela festa. Com certeza, você que gosta de acessórios já passou por esses momentos de aperto.




O primeiro passo par
a a organização é tirar todos os acessórios que estão no meio da bagunça e separá-los por grupos: pulseira com pulseira, bracelete com bracelete e assim por diante.
Para cada espaço existe um determinado recurso, é preciso encontrar a melhor forma de organizar suas pulseiras e braceletes que sempre lhe ajudam a ficar ainda mais bonita.



Se você tem uma cômoda e quer deixá-las todas à vista na parte de cima, as bandejas forradas com veludo são o ideal. Existem modelos com compartimentos específicos para as pulseiras e os braceletes. Além de bonitos, eles são funcionais e deixam as pulseiras expostas, facilitando a visualização. Dessa forma, você economiza tempo no momento de se arrumar para sair.

Outra opção é guardar as pulseiras em caixinha de acrílico: uma caixinha só para as de resina, outra só para as de osso/marfim/pedra etc.
Por fim você pode reciclar alguma caixa e forrá-la com tecido para guardá-las, causando o mesmo efeito de organização.

Com Maxi Varela e Maximiliano Varela. ESPELHO ORGANIZADOR




Cintos e óculos

Podem ser guardados em gavetas, caixas (cintos sempre enrolados) ou pendurados em cabides também são ótimas opções. 



Maquiagem (com Jacqueline Rocha Dos Santos)

Blush, batom, sombra e cremes têm vida curta; antes que a validade dos seus expire, veja como conservar melhor o seu acervo.
Mais da metade dos adultos usa cosméticos todo dia. Desses, 15% não sabem que eles têm data de validade e 66% admitem que conhecem os prazos, mas usam os produtos mesmo que estejam vencidos (Opinium Research).
As principais justificativas são o preço dos cosméticos e a sensação de "desperdício" ao jogar fora um produto que ainda não acabou. Quando a validade expira, há mais chance de crescimento de fungos e bactérias.


O uso de produtos contaminados também agrava quadros de acne e pode causar inflamação em pequenas feridas e lesões. Sempre que for aplicar maquiagem numa espinha ou cravo, use um cotonete. Evite usar o pincel ou a esponja, que podem ficar contaminados, espalhando bactérias para o resto do rosto.
Evite se recontaminar. Se você usou máscara (rímel) e logo depois teve conjuntivite, é muito provável que a bactéria esteja no tubinho. O mesmo vale para um gloss usado antes de ter herpes labial. No caso de batons e lápis de olho, dá para cortar a pontinha e usar o restante.
Conservação (com Jacqueline Rocha Dos Santos)

A validade da maquiagem varia de acordo com as condições de armazenamento.
Produtos que você leva na bolsa sofrem bastante por causa do calor e do transporte. Por isso, eles têm seu prazo de validade reduzido. Tente transportar apenas o necessário e troque esses produtos com maior frequência.
O corretivo exige atenção especial. Por ser usado para esconder espinhas, ele fica contaminado por bactérias, que voltam para o rosto cada vez que o produto é usado.
Outros reis da troca de bactérias são os pincéis, devem ser lavado com frequência. (Molhe apenas as cerdas, coloque shampoo neutro na palma da mão e faça movimentos circulares com o pincel, enxagüe com água morna no sentido das cerdas, jamais molhe o cabo).
O rímel (máscara para cílios) tem vida ainda mais curta. A embalagem escura e a consistência líquida são ideais para as bactérias. Para aumentar sua duração, evite ficar "bombando" o pincel dentro do tubo. Isso leva ar para dentro do frasco e facilita ainda mais a vida dos micro-organismos.

Quanto dura cada produt(com Jacqueline Rocha Dos Santos)

Maquiagem para o rosto - 6 meses para os produtos líquidos e dois anos para produtos em pó;

Rímel - 3 meses;

Delineador e sombra:

Para delineador líquido, 3 meses; sombras cremosas, 6 meses; lápis e sombras em pó, 2 anos;

Batons e lápis de boca
2 anos. Batons de longa duração costumam ter uma validade mais curta porque contêm ingredientes que evaporam mais rápido do que os produtos tradicionais;

Esmaltes
2 anos. As fórmulas dos esmaltes são especialmente sensíveis à umidade, então pelo menos eles devem ficar fora do banheiro;

Perfumes - 2 anos;

Filtro solar - 6 meses;

Cremes para o rosto 6 meses

Produtos para o cabelo - 1 ano

Onde deixar
O banheiro é o pior lugar para guardar cosméticos. O calor, o vapor e a pouca ventilação ajudam na proliferação de bactérias e alteram a composição do cosmético. 
A melhor forma de guardar maquiagem é em bandejas forradas, em lugar seco, fresco e escuro. Uma penteadeira com gavetas no quarto ou o armário são as melhores escolhas.

Encharpe, Pashmina, lenço...(com Jacqueline Rocha Dos Santos)


São muitos tipos, tamanhos, tecidos, cores, com ou sem bordados... Seja um lenço, echarpe, xale, pashmina ou cachecol, ele precisa estar bem guardado. Para as pessoas que têm muitos modelos, eu aconselho a guardar de duas maneiras.


A primeira delas é usar uma bandeja com divisórias. Enrole cuidadosamente cada peça e arrume os rolinhos de acordo com a cor. Porém, é melhor usar esta tática para as lisas. Caso tenham aplicações, elas podem ficar deformadas.
Encaixados um após o outro dentro das divisórias da bandeja você pode guardar/organizar seus lenços, pashminas em ordem de cor ou tipo de uso: dia a dia, ocasiões especiais etc.
Esta bandeja feita especialmente para organizar sua gaveta, permite ganhar espaço e facilita a visualização.



Pulo do gato: Para manter seus lenços sem rugas ou vincos, enrole ao redor de um tubo (cano de pvc, papelão do rolo de papel higiênico, papel toalha, filme plástico, papel alumínio ou fita crepe).
É simples, prático e organizado
Se você tem modelos de fibras, com aplicações (como flores ou rendas), bordados ou de lã, é melhor tomar mais cuidado. Os de lã, por exemplo, podem ficar enganchados em alguma outra peça que tenha relevo.



 Neste caso, o ideal é armazenar tudo em cabides, igual você faz com as calças. Quanto menos dobras fizer, melhor, assim como é preferível não colocar muitas peças no mesmo cabide, que dificulta a procura e aumenta as chances de acidentes.


...


Pensamento do dia:

"Não podemos adiar nossa vida até nos sentirmos preparados. Uma das características da vida é a sua urgência, o aqui e agora, sem possibilidades de adiamento."
(Autor desconhecido)


Tatiana Pereira Américo

Imagens e Créditos: Fika a Dika - Por um Mundo Melhor , organizeassim.blog.uol.com.brJacqueline Rocha Dos Santos, Cristina Papazian,  Google Images.

Nenhum comentário:

Postar um comentário