terça-feira, 21 de maio de 2013

Dicas para deixar sua casa mais ensolarada

Aproveite os benefícios do Sol em seu lar ...


O sol nos proporciona inúmeros benefícios, inclusive ao nosso lar. Aproveitá-los da melhor maneira possível é sempre um atestado de inteligência. Com ele é possível iluminar bem os ambiente e aquecê-los, sem a necessidade de grandes gastos de energia, é possível evitar pontos de umidade, atuando como um eficiente bactericida, ele ainda ajuda a eliminar ácaros, quando os ambientes recebem o sol até as 9 hr da manhã. 

Por este motivo é tão importante, que toda construção ou reforma, leve necessariamente em consideração a orientação solar. Quando planejar, comprar ou alugar um imóvel, preste muita atenção e verifique o percurso do sol e a melhor forma de aproveitá-lo, pois além de receber em seu lar uma energia super positiva, você ainda evitará possíveis transtornos e conseguirá considerável economia.

Dicas:

1- O ideal para os quartos é receber luz da manhã, pois é o tipo de iluminação suave que aquece suavemente e no momento do sono o ambiente já está com uma temperatura mais agradável, além disso a iluminação até 9 horas possui em sua composição propriedades que ajudam a eliminar e evitas ácaros;

2- Área de serviço e banheiros podem receber o sol da tarde pois são ambientes que usamos apenas de passagem;

3- Cozinha não precisam de luz apenas para iluminar durante o dia, mas os equipamentos como fogão e geladeira devem ser protegidos de uma iluminação direta evitando seu mau funcionamento.

4- A sala por ser muito usada deve receber muita iluminação durante todo o dia, mas de forma que não fique muito aquecida, por isso deve ser bem ventilada também;

5- Piscinas devem receber luz, se possível durante todo o dia e em todas as épocas do ano, para manter sempre uma temperatura agradável da água e desta forma conseguir aproveitá-la sempre.

Infelizmente, é muito comum as residências não atenderem estas recomendações, para ajudá-los selecionei alguns truques na decoração para tirar máximo proveito da iluminação solar.

Dicas na decoração para uma casa ensolarada:

- Regule a entrada de luz de forma correta;

Toldos, venezianas e cortinas são grandes aliados para controlar a entrada de luz em casa, eles impedem o excesso de luz quando aquece muito e liberam sua passagem quando ela é necessária. 

Evite que os cômodos recebam sol com vidros fechados, pois podem formam um aquecimento semelhante a uma estufa, prefira deixar o ar circular, permitindo uma ventilação aos ambientes. Sempre que puder invista em forros e persianas, que ajudam a controlar a quantidade de luz, no ambiente.






- Pinte o muro de Branco;

Se os muros são muito altos, dificultando que as portas e janelas recebam luz da forma ideal, um recurso simples para melhorar a iluminação é pintá-lo de branco. Desta forma é possível conseguir uma superfície mais clara, que funcionará como um espelho, refletindo os raios solares para dentro dos cômodos, multiplicando a luz em seu lar.

- Cuidado com disposição dos mobiliários ele pode atrapalhar a iluminação;


Um bom planejamento para distribuir os mobiliários nos ambientes são garantia de ambientes mais iluminados e arejados. Evite objetos na frente de portas e janelas, principalmente mobiliários altos, como estante e guarda-roupas, devem estar afastados a uma distância igual ou superior a 70 cm. Mesmo que eles não estejam encostados acabam bloqueando a passagem do sol, e impedindo explorar todo o seu potencial.

- Selecione cuidadosamente as cores das paredes;

Não é um problema pintar uma ou mais paredes em cores diferentes, mais escuras ou que refletem menos o sol, na maioria das vezes, variar a pintura dá um resultado interessante e charmoso ao visual do ambiente. O problema está quando a escolha das paredes não é bem planejada. 


Por isso antes de pintar sua casa, leve em consideração a orientação solar também. Verifique atentamente quais as paredes recebem mais e menos sol. Prefira pintar as paredes que recebem sol com cores mais claras, para refletir a luz solar, multiplicando a claridade. 

Já as paredes que recebem menos sol podem ser pintadas com cores mais fortes e escuras, assim além de ambientes mais claros, garantirá paredes com pinturas mais conservadas, economizando em energia e possíveis retoques que a pintura venha a precisar.

- Faça o chão refletir luz;

Em muitos casos os pisos dos ambientes recebem grande quantidade de luz durante todo o dia. Uma excelente ideia é explorar este potencial, para aumentar a quantidade de luz, investindo em tapetes claros sobre estas regiões, refletindo e multiplicando a quantidade de luz ambientes.


- Escolha cortinas claras.

Use cores escuras ou fortes em pequenos objetos ou detalhes de decoração, evite usá-los em grandes superfícies como a cortinha. Para clarear o ambiente faça opção por tecidos leve e de cor clara.


Se quiser ousar, use forro na cor desejada e jogue um  tecido suave, leve e transparente na parte da frente. Durante o dia mantenha o forro sempre aberto e à noite, basta fechá-lo para curtir um novo visual. 

...


Gostaram?! Quero ver muitos ambientes renovados, viu? 
Deixe sua opinião e compartilhe sua ideia conosco!!!
Mande sua sugestão de matéria, suas dúvidas... Envie um e-mail para o blog...


Mensagem Inspiradora do dia

“Tão bom morrer de amor e continuar vivendo ."
(Mário Quintana)


Tatiana Pereira Américo

Créditos das Imagens 79 ideasGoogle Images.

Nenhum comentário:

Postar um comentário