quarta-feira, 15 de maio de 2013

7 Dicas preciosas para trabalhar com Pallet ou paletes


Dicas e informações de segurança para trabalhar com Pallet...


Reciclagem é uma de minhas paixões, a cada dia pesquisando mais e mais, percebo o quanto este mundo é fascinante. Neste contexto, tenho encontrado pessoas incríveis, que criam, reciclam e transformam objetos considerados sem valor, em produtos fabulosos, funcionais, que ajudam o nosso dia-a-dia com custo muito reduzido, e alguns são transformados em verdadeiras obras de arte.
Em especial encontrei pessoas com o coração generoso, que doam seu conhecimento sem receber nada em troca, pelo bem dos menos favorecidos, e ainda, se preocupam em passar os cuidados que devem ser tomados no manuseio de determinados materiais.
Encontrei um site muito legal que fornece e permite o compartilhamento de informações  sobre como manusear e trabalhar com as madeiras de Paletes, por isso resolvi preparar um post para vocês, já traduzido sobre este assunto e com algo a mais para a nossa realidade.
...

As madeiras de Paletes são adoráveis de se trabalhar, permitem criar inúmeras peças com funções diversas, mas exigem atenção e cuidados ao serem manuseado, que eu não havia me dado conta.
Embora o uso de madeira de paletes está crescendo muito, ele também vem com alguma controvérsia. Antes de mergulhar no mundo maravilhoso de trabalhar com madeira de paletes, por favor, informe-se sobre os perigos também. Aqui estão algumas dicas e informações de segurança que devem ser armados com antes de levar a casa de madeira de paletes para seus próprios projetos.  


1- Considere o que carregava anteriormente


Saber a procedência do palete é muito importante, desta forma podemos determinar o perigo no manuseio e a resistência do material. Pode não valer a pena sair recolhendo paletes jogados no meio da rua ou em terrenos baldios, pode até mesmo, fazer mal para a saúde de quem manuseia e vai usar a peça.
Existe palete em estado de novo que foi usado apenas para uma remessa, mas isso não é garantia de que a madeira é quimicamente ou bacteriana seguro, é muito mais seguro sabendo que não estava transportando agrotóxicos ou afins.



2- Procure tábuas soltas


Paletes são desagradáveis ​​para desmantelar sem dúvida. Não se enganem.

Na maioria das vezes, caixas de paletes têm de ser desmontadas para recuperar o conteúdo, desta forma vai se deparar com um monte de tábuas soltas. Mas não fique triste, você pode trabalhar com o estrado inteiro, com peças soltas (que permitem maior liberdade de criação) se você perder algumas você pode trabalhar com peças mais curtas.




3- Prefira placas livre de pregos

Placas com muitos pregos não são muito interessantes, às vezes é preciso descartá-lo, pois alguns são em forma de espiral, quase impossível de removê-los e a tentativa faz você perder muito tempo. 
É possível remover a parte dos prego e usar pequenos pedaços de madeira para criação de detalhes nas peças.
De qualquer forma, eventualmente, você terá que suportar  a remoção de alguns pregos. Prepare-se para o trabalho duro com a madeira.
Uma dica é virar a placa de cabeça para baixo e tentar bater o prego para fora o quanto puder, depois lance-o de volta e tente remover o restante.



4- Conheça o tratamento


Exigem regulamentos  técnicos para de certificação internacional, que os fabricantes paletes têm que  seguir para tratar a madeira antes do envio. Isso pode ser por produtos químicos ou por calor. 


O HT na placa acima significa que ele foi tratado pelo calor, KD-HT se for por calor seca em estufa. Este é o mais seguro tipo. Se as placas são desmarcadas, pode ser seguro, mas também há uma forte probabilidade de que ele foi tratado quimicamente, o que os torna perigosos.

As empresas que tratarem por fumigação com Brometo de Metila usam a indicação MB.  Para maiores informações Sicaf-ambiental .

 Caso não tenha nenhuma indicação alguns passos para seguir:

  • Cheiro;
  • Parece oleosa;
  • Está manchada;
  • É extra pesado;
  • Muitos pregos retorcidos (não vale a pena!);
  • Período suspeito.

Existem também histórias de pessoas que se feriram com lascas e se infectaram ao ponto de exigir internação. Desta forma, o uso de luvas é uma escolha sábia, não apenas uma simples exigência.


5- Cuidado com bactérias

Produtos químicos são uma coisa, mas bactéria é outra. Para segurança de todos esfregue a madeira com água sanitária, água e sabão. Enxague bem, e deixe secar completamente, mas lembre-se, a madeira é porosa, então há uma chance de a bactéria estar incorporado. 
Neste caso não é indicado o uso de madeiras de paletes para itens alimentares, brinquedos para crianças, nem mobiliário infantil. Não vale a pena o risco.




6- Trabalhe de forma segura


Palete de madeira requer muito trabalho, por isso exige cuidados para sua segurança:
  • Use luvas para evitar furos e ferimentos de pregos e estilhaços;
  • Use óculos de segurança e máscara quando lixar ou serrar;
  • Armazene o menor tempo possível, com cuidado zelando por sua limpeza, para evitar acúmulo de bichos e proliferação de fungos e bactérias.

7- Peça SEMPRE permissão

Existem muitos locais de negócios que utilizam madeira de paletes realmente reciclá-los. Eles podem usá-los novamente ou são apanhados e reembolsados ​​por o seu regresso.
Portanto, antes de ajudar a si mesmo, o que você acha que pode ser livre, também pode ser visto como roubo. Peça permissão antes de se beneficiar.
É simpático e educado e pode formar uma rede se socialização.

...

De posse destas informações, libere sua imaginação e criatividade e mãos à obra!!
...

Mande também sua ideia para o blog, envie um comentário, compartilhando sua opinião conosco...
"A torneira do conhecimento é a única que não tem problema esquecer aberta."
(Autor desconhecido)


Tatiana Pereira Américo

2 comentários:

  1. Adorei as dicas... muito bom... simples e direto!
    Amei o Blog!

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelas dicas. estou compartilhando com LET'S PALLETS

    ResponderExcluir